domingo, 20 de setembro de 2009

A história do pedreiro

8. O Guia abre com a importância de ser profissional e de preparar um portfolio bem feito e interessante, com conteúdo e de preferência sem imagens do Conan. Você se lembra de como era o seu primeiro portfolio? O que ele tinha?


Ricardo - A história do meu primeiro portfolio e do meu primeiro emprego é meio longa (sorry) mas vale ser contada. Resumindo, um dia estava eu em casa, no auge dos meus 16 anos, um moleque, e uma amiga da minha mãe aparece em casa. Minha mãe fez aquela coisa odiosa de pegar os desenhos e mostrar para a amiga falando que eu era o maior desenhista do mundo, e a chata da amiga concordava... e eu emputecido. Lá pelas tantas essa amiga falou que iria me arrumar um emprego de desenhista e iria mandar um amigo falar comigo... e claro, eu nem dei bola, achei que era conversa.

Uns dias depois aparece o amigo dela lá em casa: era um pedreiro, daqueles bem caipiras do interiorzão, mal sabia falar direito. Achei que era sacanagem para traumatizar um moleque que nem tinha iniciado a carreira. O pedreiro viu meus desenhos, gostou e disse que iria falar com o chefe dele. Chefe? Que chefe? Eu não queria ser pedreiro! rsrsrs.

Bem, o homem foi embora e eu só queria esquecer aquela experiência. Mais alguns dias depois eu recebo um telefonema: para minha surpresa, o pedreiro falou mesmo com o chefe dele, que era o Daniel Messias, dono de um dos maiores estúdios de desenho animado para anúncios de tv do Brasil (Daniel Messias Estúdio de Animação). O pedreiro era o caseiro-faz-tudo do estúdio... rsrsrs. Quando fui falar com o Daniel, tive que montar o meu primeiro portfolio. Era uma bosta... Tinha uns desenhos de planetas, de foguetes, umas cenas meio psicodélicas com arco íris, só bobagens... mas uma coisa que eu sempre gostei (e gosto até hoje) é de experimentar materiais diferentes, testar muita coisa e pintar muito com todo tipo de tinta, e foi por causa disso que fui contratado (e não pelos desenhos). Assim, acabei entrando no estúdio para fazer cenários de desenhos animados, e só dois anos depois larguei a animação para me dedicar exclusivamente à ilustração. :o)

voltar