sábado, 26 de setembro de 2009

Ilustração pode ser um negócio

A 2x2 entrevistou Ricardo Antunes, ilustrador profissional e responsável pela Revista Ilustrar e o Guia do Ilustrador.  
A Ilustrar é a primeira revista nacional que fala sobre ilustração, arte e design. Digital e gratuita, a revista sai no primeiro dia dos meses ímpares. Além dos talentos brasileiros, artistas internacionais figuram nas páginas em PDF.
Quanto ao Guia do Ilustrador, se tornou parceiro dos ilustradores, principalmente para quem começa a desenhar os primeiros traços. O Guia traz informações sobre postura profissional, como montar o portfolio, dicas sobre administração e técnicas de negociação com o cliente.
Ricardo conversou sobre a profissão, particularidades e equívocos, suas criações (Ilustrar e o Guia), além do seu primeiro portfolio e do apoio que recebeu de um pedreiro para começar a carreira de ilustrador.


Clique nos links e leia as respostas:

Equívocos sobre a profissão ilustrador
Regulamentação da carreira de ilustrador
Mercado de trabalho
Oportunidade de trabalho em Portugal
Revista Ilustrar
Guia do Ilustrador
Ilustrador é empresário
A história do pedreiro




Fanzine promove integração social

A proposta do Blog Revista 2x2 é trazer toda quinzena um novo ilustrador que conte uma dica de ilustração, ou uma história interessante da carreira. O primeiro entrevistado é Adriano Carvalho, estudante de Artes e um dos autores do Fanzine Dejeto, que trabalhou com adolescentes do Projeto Aceleração. Durante o estágio, Adriano ensinou a linguaguem do fanzine para os estudantes.  

PROJETO ACELERAÇÃO
O Projeto Aceleração foi lançado em março de 2008 para alunos do ensino fundamental e médio que estivessem atrasados em relação à série esperada para a sua idade. As aulas eram, na verdade, teleaulas. Na época, a Secretaria de Educação do DF assinou  um contrato com a Fundação Roberto Marinho que forneceu o material pedagógico para a implantação do Projeto de Aceleração de Aprendizagem.





COMICS POWER
A proposta de utilizar o fanzine e os quadrinhos como meio de manifestação e integração social tem história. Um dos grandes nomes do movimento é o cartunista, jornalista e sociólogo indiano Sharad Sharma. O Comics Power (Poder dos Quadrinhos, em inglês), é o nome que Sharad deu ao seu trabalho, que apresenta os quadrinhos como ferramenta para a conscientização das pessoas em relação aos seus direitos.
Como o analfabetismo era uma barreira, Sharma viu no desenho quadro a quadro a linguagem universal que pode integrar e mobilizar as pessoas. Lápis, borracha, caneta e uma dezena ou centena de fotocópias já mudaram a realidade de várias comunidades espalhadas pelo mundo.

Fotos da entrevista

Veja algumas fotos feitas durante a entrevista.
Clique na imagem


Como você encara as histórias em quadrinhos?

O Blog da Revista 2×2 fez uma enquente para saber como vai o relacionamento entre as histórias em quadrinhos e a população. Vítima de preconceito, os quadrinhos só costumam ser levados a sério quando as histórias são publicadas por selos criados para adultos, ou quando movimentam milhões com versões para o cinema.
Durante a enquete, os entrevistados responderam a três perguntas: Qual seria o perfil do leitor de histórias em quadrinhos; quais quadrinhos o entrevistado conhecia; e se histórias em quadrinhos podem tratar de assuntos polêmicos. Escute as opiniões e depois confira o que pensa um leitor dedicado à arte seqüêncial.


Escute a enquete:




Agora, ouça o podcast com Alex Vidigal, leitor de HQs: