domingo, 20 de setembro de 2009

Revista Ilustrar

5. Ao criar e lançar a revista Ilustrar quais eram suas ambições?


Ricardo - A minha ambição quando criei a Revista Ilustrar era... nenhuma... rsrsrs... foi quase uma brincadeira. O que aconteceu foi simples: eu baixava da net diversas revistas especializadas em ilustração do exterior, daí um dia fui procurar alguma brasileira. Surpresa! Não havia rigorosamente nenhuma (nem impressa e nem on line)... então, se não tem a gente faz! rsrsrs... Esse foi o ponto de partida. Mas como falei, era para ser algo sem pretensão, quase brincadeira mesmo, tanto que se comparar a primeira edição com a última dá para se sentir uma diferença gigantesca (apesar que desde o começo eu tinha muito claro na minha cabeça o que seria necessário na revista, e a base dela continua até hoje). Mas rapidamente a Ilustrar se tornou uma referência, e cada vez mais os melhores nomes do mercado nacional e internacional toparam participar do projeto.

A primeira grande surpresa foi na edição nº 3, quando Brad Holland aceitou o convite para a entrevista, gostou do projeto e sugeriu ele próprio que a entrevista fosse maior e mais aprofundada para valorizar mais ainda a revista. Para mim cada edição é especial, cada uma delas com artistas extraordinários escolhidos a dedo, mantendo dessa forma um alto nível de excelência profissional. Pense bem, que outro lugar se encontrariam concentrados em um mesmo espaço nomes como Benício, Carlos Chagas, Alarcão, Jayme Cortez, Cárcamo, Baptistão, Negreiros, Brad Holland, Drew Struzan, Carlos Nine, Daniel Adel e tantos outros? E todos compartilhando de forma generosa suas experiências, trabalhos, pensamentos e conhecimento. Sinceramente, eu tenho um bruta orgulho da Revista Ilustrar, porque os nomes concentrados nela são únicos.

voltar